A vida é mais tranquila quando você sabe o que realmente quer... Mas como chegar lá?
- Gustavo Sette
- 20 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Comento aqui um ótimo artigo do Rodrigo Zeidan (ver imagem) sobre um tema que ocupa boa parte do meu trabalho: ajudar as pessoas a saber o que realmente querem.
Facilita muito a vida e a carreira, diz o artigo, mas a tarefa é complexa.
Primeiro, você não vai ENCONTRAR o que quer, mas sim CONSTRUIR.
Segundo, é difícil fazer sozinho, você vai precisar de ajuda, metodologia e visão externa. Tenho ajudado bastante gente nesse tipo de trabalho, que fiz anos atrás também com ajuda externa.
Terceiro, e mais provocador, talvez você não tenha orgulho do que realmente quer. Darei alguns exemplos.
Você gostaria, hoje, de ganhar mais e trabalhar menos horas? Acho que todo mundo quer, mas não cai bem, por exemplo, nessa rede social em que todo mundo parece que adora o próprio trabalho, o chefe, o salário.
Pense nas vontades genuínas empresas familiares... Tem fundador que o que realmente quer é, “manter meus filhos dependentes e sob meu controle até a minha morte, para que eu seja relevante e lide melhor com a velhice”.
E os filhos? Que tal, “tomar conta da empresa sem as ideias antigas dos meus pais, poder retirar mais do lucro e não ter que aturar meus irmãos no trabalho”.
Saber o que se quer é de fato libertador, mas exige a aceitação da realidade de que somos humanos e, nem sempre, vamos querer algo fofo, mas é bom explorar o assunto assim mesmo pois, um dia, nossas vontades verdadeiras cobrarão um preço.
Folha de S Paulo, 15/4/23

Comentários