Caro sucessor, você já fez seu imposto de renda ou ainda está nas mãos do papai?
- Gustavo Sette
- 22 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Quem trabalha na empresa da família geralmente diz a mesma coisa sobre impostos, investimentos, e assuntos legais: “Meu pai está vendo” ou “o contador/advogado da família está vendo”.
Todos os anos, faço a mesma provocação aos meus mentorados. Não há problema em o contador da empresa ajudar, ou o pai ver e opinar, mas não gosto da prática de delegar totalmente e esquecer, como se não fosse um assunto individual.
Cuidar do próprio dinheiro, patrimônio, questões legais e tributárias faz parte da jornada de um sucessor. Até quando ele vai deixar tudo nas mãos do pai?
E quando o sucessor tiver 30 ou 40 anos, sua própria família, seus próprios investimentos? E se o marido/esposa não quiser dividir informações do casal com o sogro/sogra?
São questões a serem pensadas, especialmente para quem vive no Brasil, onde nosso sistema tributário é muito complexo para empresas e pessoas físicas. Deixar tudo nas mãos dos outros é também adiar a necessidade de aprender a cuidar da própria vida e ficar dependente dos outros.
No fundo, cuidar desses assuntos faz parte de se tornar adulto, independente, de crescer.
Qual é o próximo passo que você vai dar para assumir o controle dessas responsabilidades?

Komentar